quarta-feira, 21 de agosto de 2013

DIA 02 DE SETEMBRO FARA 1 ANO SEM MINHA FILHA ELISE




.”DOÍ VIVER A ROTINA DO DIA SEM  A MINHA FILHA ELISE... A VIDA NÃO É MAIS A MESMA, ELA SE TRANSFORMOU  EM DOR... DOR FÍSICA MESMO, DOR,DOR... UMA HISTORIA INTERROMPIDA. NADA É IGUAL... FALTA UM PRATO NA MESA, TEM ALGUÉM QUE NÃO ENTRA MAIS PELA PORTA DIZENDO MÃE CHEGUEI, OU DIZENDO MÃE ESTOU COM FOME O QUE TEM PARA COMER.É ESTA A REALIDADE QUE TANTO ME DOÍ...






  Uma questão de tempo...

Sim... As pessoas que amamos são insubstituíveis ao nosso coração. Aquele lugarzinho que elas ocupam fica marcado com a presença delas, com o cheiro, com a forma e até o som do riso. E quando elas partem forma-se o vácuo. Mas se a presença física se foi, ficam ainda as lembranças de tudo aquilo que foi construído juntos: os momentos vividos, as horas compartilhadas, muitas vezes as partidas e reencontros... A saudade é tão indizível quanto a dor que ela provoca.Mas ainda existe uma esperança: quem faz o bem aqui, nunca vai completamente: essa pessoa vive através dos ensinamentos que deixou, vive através das marcas que foi colocando em cada passo, cada acontecimento...E o que reconforta é a esperança de que esse ponto final colocado é apenas passageiro, pois o Senhor nos prometeu que um dia, no céu, nós nos reconheceríamos. Então... é apenas uma questão de tempo. Um dia a gente se reencontra fatalmente com aqueles que amamos e nos amaram acima de tudo nessa vida terrena. E enquanto estamos aqui, vamos deixando nossas marcas também, por que há os que precisam de nós e os que um dia irão querer viver com a esperança de nos reencontrar. Assim, um dia, numa promessa feita por Deus, haverá no céu uma grande festa!

 Tudo é uma questão de tempo...   

MINHA FILHA A SAUDADES ESTA ME MACHUCANDO MUITO , JÁ VAI FAZER UM  ANO SEM VOCÊ ,,,AH! MEU DEUS ME DE FORÇAS...








DIA 02 DE SETEMBRO FARA 1 ANO SEM MINHA FILHA ELISE


SE NA QUELE DIA EU SOUBESSE QUE, AO DEIXAR VOCÊ, QUE SERIA O ULTIMO INSTANTE A SENTIR SEU BRAÇO, EU NÃO TERIA DEIXADO VOCÊ IR EMBORA. QUERIA PODER INTERFERIR NO TEMPO. FARIA DAQUELE MOMENTO ESTÁTICO, PARANDO SE FOSSE PRECISO, A ROTAÇÃO DA TERRA. AGORA, SIGO A PROCURAR VOCÊ, DIARIAMENTE, INTENSAMENTE. E VOCÊ, TÃO PERTO, DENTRO DO MEU CORAÇÃO DE AMOR. E TÃO LONGE, AO MESMO TEMPO. O DESTINO FOI MUITO CRUEL COM NÓS, SEPARANDO DE VOCÊ DESTA MANEIRA. A TRISTEZA , SAUDADE E A DOR ME CONSOME AGORA.
VIVO NA ESPERANÇA DO REENCONTRAR VOCÊ NA VIDA ETERNA, POIS EU ACREDITO QUE VOCÊ ESTA NOS BRAÇOS DE NOSSO SENHOR E QUE VOCÊ É UM ANJO AGORA.
MINHA FILHA EU VIVO HOJE COM AS FORÇAS DOS SEUS IRMÃOS, É TUDO QUE TENHO AINDA, MAS ESTA SENDO MUITO DIFÍCIL MINHAS FILHA AMADA... E MUITO AMADA POR MIM... BEIJOS TE AMO ELISE MARIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário